Batalha de Danvers: Capitã Marvel vs Supergirl

Eu APOSTO que você nunca havia notado que Carol Danvers e Kara Danvers compartilham do mesmo sobrenome. Pois é, não é só o Batman e o Superman que tem nomes em comum. Mas se você já tinha notado isso, parabéns, você é oficialmente um observador diferentão.

Parece loucura, não só o fato de elas terem o nome tremendamente parecido, mas a incrível força de vontade que os escritores da Marvel e da DC têm de se copiarem mutuamente.

Acho que uma das coisas que mais mexeu comigo foi que, logo após eu ter notado essa semelhança, eu assisti uma série de TV da DC Comics, onde notei inúmeros heróis que são idênticos aos da Marvel. Muda só o nome (às vezes).

Vamos entrar na batalha mais aguardada pelos fãs das heroínas da Marvel e da DC. As duas superpoderosas faces das duas empresas de entretenimento agora frente a frente para os fãs analisarem minuciosamente os detalhes mais importantes.

Origens

Capitã Marvel

A heroína da Marvel, Carol Danvers, não foi a única Capitã Marvel, tiveram outras pessoas/Kree que assumiram o manto ainda antes dela. Sua origem é ainda parecida com a do filme, porém era uma oficial de segurança da NASA. E, em meio a uma luta entre Mar-Vell (que nos quadrinhos é um homem com poderes, sendo o primeiro Capitão Marvel, como era chamado) e Yon-Rogg, ela estava próxima a uma máquina Kree que tinha a capacidade de transformar desejos em realidade. Como a Carol sempre invejou os poderes do Mar-Vell no seu subconsciente, acabou tendo seus desejos realizados pela máquina, que a deu os poderes do Capitão.

Inicialmente, assumiu seu manto como Miss Marvel, e lutou ao lado dos Vingadores e do Capitão Marvel. Até a fuga dela pra o espaço se parece com o filme, sendo que nos quadrinhos foi pra ela explorar o universo e conhecer a extensão dos seus poderes. Quando voltou a Terra, sabendo da morte de Mar-Vell, assumiu o manto de Capitã Marvel, em homenagem eu seu amigo.

Carol lutou ao lado dos Vingadores, X-Men, Defensores e teve muitas aventuras com heróis bem famosos da Marvel. Também já foi conhecida por outros nomes como Binária, devido a seus poderes.

Supergirl

Assim como seu primo, Kal-El (o Superman), Kara (anteriormente conhecida como Kara Zor-El) foi enviada à Terra por sua mãe para escapar do colapso de seu planeta natal, Kryto, e proteger seu primo.

O grande problema é que, com a explosão do planeta, sua cápsula de escape acabou sendo desviada de rota e foi parar na Zona Fantasma, onde ficou adormecida por 24 anos, mas estando suspensa ao tempo, o que não a permitiu envelhecer. Até que um dia sua cápsula consegue escapar e ela finalmente chega à Terra.

Na Terra, Kara é acolhida pela família Danvers e por seu primo, agora adulto, Kal-El, conhecido na Terra como Clark Kent.

Poderes

Capitã Marvel

Quando a Psique-Magnetron deu os poderes a Carol, ele elevou sua capacidade humana ao nível máximo e misturou seu DNA com o Kree, o que a deu diversas super-capacidades, como:

  • Força: Já deu pra perceber a extensão da sua força, principalmente no filme Vingadores: Ultimato, como nós pudemos vê-la em ação contra Thanos e seu exército. Ela destruindo a nave do Thanos com aquela facilidade toda, deixou até o Titã Louco de queixo caído.
  • Resistência: Isso fica incluso com a superforça. Mas não é apenas a resistência aos golpes recebidos, as a resistência física de basicamente não se cansar, e aguentar uma batalha até o fim.
  • Agilidade: Além da sua supervelocidade, que a permite viajar na velocidade da luz, ela também é ágil em combate por conta das suas habilidades marciais. Lembrando que ela já foi uma agente de espionagem, antes de se tornar uma super-heroína.
  • Voo: Não só o voo comum, como o Superman e outros heróis. Carol também possui o poder de voar de modo interestelar. Logo, ela não precisa de uma nave espacial, podendo realizar dobras no espaço-tempo com sua própria velocidade de voo.
  • Envelhecimento desacelerado: Por causa do que aconteceu com a sua forma física, sua auto-regeneração e tudo mais, Carol possui a capacidade de se manter jovem por muitos anos, sendo considerada, se certo modo, uma imortal.
  • Manipulação de energia: Esse poder permite com que a Capitã possa tanto manipular energia como também criar energia nova. Esse é um dos principais poderes dela, que tem ligação direta com diversas formas de energia.
  • Explosões fotônicas: Esse é o poder mais conhecido dela. Suas explosões de fóton (raios luminosos) são de energia tão elevada que chega a nível solar. Ainda não chegamos nesse nível no cinema, mas acredito que logo veremos isso aparecer por lá.
  • Forma binária: Carol pode se tornar na forma binária, o que eleva seus poderes da forma mais alta possível, dando a ela inclusive a possibilidade de mudar sua forma física. A forma binária é quando Carol se torno energia pura e viva, da forma mais poderosa possível.

A Capitã Marvel possui ainda muitos outros poderes, mas vamos focar aqui nos principais, que são os que causam seus outros… vamos chamar de sub-poderes.

Supergirl

Já a super Kara tem os mesmos poderes de seu primo, o Superman. Sua fonte de poder é pelo fato de possuir DNA kryptoniano e estar recebendo energia do Sol Amarelo. Mas é meio difícil lembrar de todos, então vamos listá-los aqui também:

  • Superforça: O clássico. Ela possui uma força descomunal, o que a permite bater de frente com qualquer inimigo, e aguentar uma pancadaria até o fim, o que nos leva a seu outro poder.
  • Resistência: Resistência e durabilidade. Assim como Carol, Kara consegue tanto se recuperar quando se manter em um belo fight sem perder o fôlego ou se machucar com de forma tão drástica. Se mantém até o fim de uma batalha em ainda boa forma.
  • Voo: Kara consegue voar bem, e pode usar sua supervelocidade para acompanhar seus voos em velocidade bem alta, mas não chegando a velocidade da luz, como Carol. Logo, ela não conseguiria realizar uma viagem de dobra no Espaço-Tempo.
  • Envelhecimento desacelerado: Assim como Carol, Kara também ganhou a capacidade de se autorecuperar/autocurar, o que a permite viver bastante tempo sem envelhecer.
  • Imunidade: Kara também é imune a envenenamento e doenças, assim como vírus e coisas do tipo, a menos que seja exposta à kryptonita. Sua imunidade também a protege de ataques físicos, colo tiros, explosões e inúmeras outras formas de ataques, além de ser sempre limpa, por sua imunidade a proteger de sujeiras, suor, lágrimas e etc.
  • Visão de calor: Assim como seu primo, ela pode lançar raios de calor pelos olhos, a permitindo destruir muitas coisas. É bem parecido com os poderes do Ciclope (da Marvel), mas não com toda a sua extensão.
  • Sopro congelante: O super sopro dos kryptonianos está ligado a capacidade deles de manter um fôlego poderoso. Essa combinação de guardar uma enorme quantidade de ar, comprimir com pressões altíssimas em seus pulmões e liberar tudo de uma vez, os permite tanto congelar coisas e pessoas, como criar fortes tempestades de vento.
  • Visão aprimorada: Esse é o poder que os permite enxergar em outros níveis de cor e energia, como raio-x, formas de calor, visão tele e microscópica.

Kara também possuem outros poderes, mas não são tão incríveis e especiais como os listados acima, e também podemos considerá-los sub-poderes, por serem tanto extensão dos seus poderes já listados como poderes que podemos considerar um tanto insignificantes.

Carol vs Kara

Por fim, é hora de analisar as duas oponentes em uma possível batalha.

Ambas têm em comum alguns aspectos, além dos seus sobrenomes. Ambas têm superforça, supervelocidade, poderes de calor e raios, além de supervelocidade. Porém, a extensão do poder é diferente em cada uma.

Avaliando as batalhas já registradas nos quadrinhos e nas telas de cinema e TV, é óbvio que vimos Carol estrelando de forma mais superpoderosa do que Kara. Isso se deu tanto nas batalhas que as vimos quando na forma como as estrelavam. Carol é vista, atualmente no MCU, como uma figura praticamente invensível.

Já Kara, passa pelos mesmos problemas de seu primo, que sempre encontra um oponente à altura. Bate, apanha, bate, apanha… cai… Parece que vai perder e, de repente… BAM! E ganha a luta.

Alguns poderiam dizer que é difícil dar essa resposta, mas avaliando os poderes de ambas e suas performances. Claro, avaliando a extensão dos poderes ao máximos e analisando todos os cenários de batalha possível, fica bem fácil perceber quem sairia com a medalha de ouro nessa luta.

Em nível de força, Carol e Kara podem ser superfortes, mas Carol é claramente mais forte e resistente que Kara. Numa batalha de trocação de socos, Carol aguentaria firme por muito mais tempo e mais facilidade do que Kara.

Na hora de voar ou correr, Carol possui a capacidade de chegar à velocidade da luz. Algo que Kara não tem. Assim, ela poderia, inclusive, usar a física, onde força é igual a massa x aceleração. Assim, combinando sua aceleração maior que a da Supergirl e sua força superior, o tamanho do seu golpe seria imensurável. Assim, ela leva a melhor nessa.

Na demonstração de poderes especiais, Kara pode lançar sua visão de calor e sopro congelante, o que é basicamente inútil contra Carol, que consegue ter resistência a congelamento e absorve/manipula energia. Entretanto, suas explosões fotônicas podem não surtir um efeito tão poderoso assim contra Kara. Então levaria tempo até Carol vencer por estratégias. Lembrando que ela era uma agente de espionagem.

No fim, todo mundo sabe que a Carol Danvers vence sua prima de outra empresa, Kara Danvers. Isso é óbvio. Carol tem uma extensão de poder muito maior do que Kara, o que a permitiria vencer essa batalha. Com um pouco de dificuldade, claro, mas ainda assim venceria.

Compartilhar:
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.