Capitão América: A Falsiane da Marvel

Então, galera, uma notícia que tem chocado à todo o mundo da cultura pop é a revelação, na nova série em quadrinhos do Capitão América, de que o personagem é, na verdade, um agente da Hydra, infiltrado nos Vingadores. Bom, isso realmente foi um grande bang para todos, inclusive para o pessoal Team Stark.

Nessa nova sequência, mostrando uma parte da infância de Steve Rongers que não conhecíamos, vemos a ligação que o garoto teve com a Hydra quando sua mãe, Nora Rogers, entra para a organização, sendo ajudada por uma mulher chamada Elisa Sinclair, que a ajuda quando sofria violência doméstica nas mãos de seu marido. Isso gerou uma imensa revolta entre os fãs do Capitão e até mesmo de pessoas que não eram muito fãs, mas gostam de seguir a homeostase dentro dos quadrinhos. Inclusive o próprio Stan Lee se pronunciou à respeito do assunto, mas nada disso fez as piadas pararem se ser publicadas. Mas o que podemos pensar à respeito disso?

Bom, é certo que Steve tinha (e ainda tem) muitos fãs. Imagino o quanto seja chato ver seu personagem ser transformado em um grande vilão, afinal você foi enganado por ele todos esses anos, se for parar para pensar de acordo com a história. Outras pessoas não estão olhando muito para a história e sua chateação tem mais a ver com o fato de a Marvel estar jogando no lixo toda a história fantástica do Capitão Rogers.

Sim, isso não foi nada legal. Até eu, que sou mais Stark do que Rogers, achei que isso não devia ter sido feito. Mas precisamos olhar mais a fundo para saber como lidar com tudo isso. Ainda não há muita explicação à respeito do que vai ser do Capitão e se ele realmente é mal. Até agora sabemos apenas que o homem é um espião da Hydra, algo bem parecido com o que aconteceu na série Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D., onde descobrimos que o personagem Grant Ward, um dos mocinhos, na verdade trabalha para a Hydra. Sim, é chato e nos deixa revoltados, mas faz parte da história. Mesmo que fiquemos mal por causa disso, não vai fazer a história mudar, não somos nós que decidimos isso. E ainda existe a possibilidade de Steve ter alguma crise moral, ou algo do tipo, que o faça deixar a Hydra de vez e se tornar o vingador que imaginávamos que ele era. Ainda tem muita água para rolar.

Meu personagem favorito é o Batman. Pode parecer simples, mas ainda acho melhor do que as pessoas que simplesmente assistiram vingadores e começaram a se dizer fãs de certos personagens. Mas, enfim. Fiquei imaginando se fosse revelado que Bruce Wayne fosse um falso. Se ele comandasse todo o crime de Gotham, por exemplo, e fizesse toda essa fama de Batman para, futuramente, se tornar político e receber votos o suficiente para se eleger. Seria um choque para mim e muitos fãs do Homem-Morcego. Provavelmente ele deixaria de ser meu personagem favorito, mas eu não faria todo um protesto contra a decisão da DC Comics. Afinal, isso é uma história. As coisas acabam mudando com o tempo, para dar lugar à novas possibilidades.

Se pararmos para pensar, Steve sempre foi certinho demais, não? Pensa bem, os quadrinhos buscam, de certo modo, manter um lado humano nos personagens. Aquele herói que se deixa levar pela raiva e acaba matando o vilão; outro que apenas salva o mundo por causa de uma vingança pessoal; outro que faz por fama e dinheiro; mas e o Capitão? Sempre certinho, sempre fora do comum, sempre o perfeitinho. Não sei como ainda não tínhamos visto essa possibilidade antes.

Acredita-se que essa nova história do Capitão América não influencie no universo cinematográfico da Marvel. Eu, particularmente, acredito que sim, porém futuramente. Pode ser que isso não seja feito nem antes ou durante a sequência Guerra Infinita, mas quem sabe uma cena pós-crédito no fim da franquia Vingadores, talvez.

Os fãs do Chris Evans da versão cinematográfica do Capitão não precisam se preocupar tanto com isso, pois o Steve do cinema ainda não será modificado para os padrões “Espião da Hydra”. Podem continuar sendo fãs do herói e agindo como se fossem antigos fãs de quadrinhos, que estará tudo certo por enquanto.

Compartilhar:

G.A. Oliver

O nerd mais sexy da internet! Blogueiro, músico, estudante de Física "Trabalho na OBA! (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) como planetarista e faço parte do GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro)". Instagram e Twitter: eugaoliver

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta