Dolittle: Será que estragou a imagem do Homem de Ferro? [Crítica]

Pois bem. Embora esse review tenha saído apenas hoje, gostaria de ressaltar que assisti ao filme no dia da estreia, mas (em minha defesa) o blog estava em reforma e só foi possível trazer essa crítica hoje para a internet.

A primeira coisa que a gente pensa ao ler o título “Dolittle” e ver o rosto do Homem de Ferro (Robert Downey Jr.) é na franquia de ‘comédia-família’ que carrega o rosto do Eddie Murphy, e logo vem o pensamento gritando “não acredito! O Robert vai estragar a carreira dele logo após seu canto-do-cisne em Ultimato!”. É, eu sei que você (pelo menos a maioria que está lendo) pensou isso. Mas vamos lá.

Direção

O filme é bem o modelo familiar, e pode agradar bastante caso você queira assistir a um filme bacana no fim de semana com a família. É leve e bem humorado, embora não seja um filme bobo ou de comédia escrachada. Por incrível que pareça, tem uma história. Uma boa história. Ele pode prender sua atenção do início ao fim com a aventura do Doutor e seus amigos (um garoto e alguns animais) em busca da cura para a rainha.

Cada momento é muito bem desenvolvido, e cada cena é muito bem pensada pra nos colocar por dentro da história do personagem, mas sem nos fazer perder tempo em uma entediante trama querendo explicar mil coisas. As cenas foram muito bem trabalhadas, assim como toda a direção, coordenando cada momento do filme. Tem um ritmo rápido, mas nada é atropelado e cada emoção é trabalhada corretamente em cada momento.

Roteiro

Em conjunto com a direção, os diálogos e todas as situações escritas para o filme nos conduzem perfeitamente nos trilhos do contexto de época e da história dos personagens que passam pela trama. Nada muito excepcional, bem num estilo Sessão da Tarde, mas foi tão bem trabalhado que, atualmente, eu só consigo ver esse filme passando algumas vezes em horário nobre.

Ganha um bom destaque também a direção de fotografia. Eu, particularmente, achei absurdamente incrível esse trabalho, em se tratando de um filme que não consideraríamos algo de “calibre”. As cenas captadas pela câmera são simplesmente lindas de ver, e a iluminação faz um trabalho fantástico na imagem.

Pós-produção e efeitos visuais

Aqui eu posso rasgar elogios. Todo o trabalho de pós desse filme é espetacular. Pra quem já está familiarizado com os trabalhos cinematográficos, é fácil notar que praticamente todo o filme é feito em Chroma Key. Não consigo pensar em uma cena sem a produção utilizando dessa técnica. Mas é muito muito bem trabalhado e eles estouraram a cota de efeitos visuais. Para um projeto simples como esse, o que realmente salva são os efeitos super bem elaborados e bem trabalhados em cada mínimo detalhe. Excelente!

Trilha sonora

Nada de muito novo, a Sessão da Tarde cantou nessa categoria. O que tem de mais interessante é a clássica mistura, tendo elementos que condizem com a época na qual se trata o filme e alguns elementos musicais mais atuais, o que nos dá essa ideia de ligação entre os dois tempos (o nosso e o que vivem os personagens).

Figurino

Essa é uma outra área que não tenho reclamações. Tudo muito bem feito, perfeito para a época e para cada personagem. Nada também de espetacular, mas está perfeito pra a proposta que se trata.

Avaliação

Maneiro

Não é um “Ó, meu Deus!”, mas é um filme muito legal.

O padrão de filme foge completamente do que vimos com o Eddie no início dos anos 2000. Embora ainda se trate de um médico que possui a habilidade de se comunicar com os animais, essa história se passa em um período aparentemente da renascença, e possui um enredo muito mais consistente e efeitos visuais muito bem feitos, que não decepcionam de maneira alguma.

Não vou dar spoilers aqui, até porque não tem muito o que falar. É um filme simples para a família, mas com um conteúdo bem interessante, o que marca uma ótima opção para quem está… sem opção. Não posso deixar de destacar a atuação excelente de Robert, que mostrou que nem só de Tony Stark viverá o homem.

Compartilhar:
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.