Chuva de meteoros em abril

Um lindo fenômeno acontecerá nos dias 20 e 21 deste mês. Uma chuva intensa de meteoros, provocada pela passagem do cometa Halley e sua cauda de escombros, terá maior atividade entre os dias 5 e 7 de maio, quando o céu terrestre terá a ausência da lua, ficando obscurecido, segundo o History.

Dentro da chuva de estrelas conhecida como Eta Aquáridas, por causa da radiação vinda da constelação de Aquário, será possível observar os restos que se desprenderam do cometa queimando na atmosfera terrestre.

Tendo maior visibilidade no hemisfério sul, a chuva exibirá aproximadamente 30 fragmentos por hora. Já no norte, aproximadamente 10 por hora.

O cometa Halley foi registrado pela primeira vez em 240 a.C. e mostrou-se visível a olho nu em todas as suas trinta aparições registradas. Nos anos 374, 607, 837 e 1066, apresentava um brilho maior do que a mais brilhante das estrelas do hemisfério celestial norte. A aparição de 1066 ficou registrada nas tapeçarias de Bayeux.

Compartilhar:

G.A. Oliver

O nerd mais sexy da internet! Blogueiro, músico, estudante de Física "Trabalho na OBA! (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) como planetarista e faço parte do GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro)". Instagram e Twitter: eugaoliver

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta