Morre Stephen Hawking, uma das maiores mentes da Física

Pois é, meus caros leitores. É com um grande pesar que venho escrever esse artigo hoje.

Como muitos de vocês devem saber (ou não), eu sou estudante de física. Mas de fato não precisa ser da área para conhecer um dos maiores gênios a entrar para a história da ciência. O homem super-inteligente que vivia em cadeiras de rodas e se comunicava através de um sistema de computador veio à óbito nesta quarta-feira (14), aos 76 anos, após anos dedicando sua vida ao estudo do universo. Recentemente, havia trazido ao mundo uma nova teoria falando sobre o que haveria antes do universo existir, o que circulou bastante pelos sites de notícias.

O cientista britânico foi professor lucasiano na Universidade de Cambridge, posto que também foi ocupado anteriormente por Isaac Newton. Um homem que procurava sempre enxergar além da ciência conhecida em seu tempo, ganhou diversas medalhas e fez grandes estudos com a ‘singularidade’ (buracos negros) e a conhecida como “Radiação Hawking”. Escreveu livros inspiradores para aspirantes nas áreas de física, astronomia, astrofísica e cosmologia. Dentre os mais famosos estão O Universo em Uma Casca de Nós e Uma Breve História do Tempo.

Sempre de bom humor, participou de programas como The Big Bang Theory, Star Trek: A Nova Geração e desenhos animados, dentre os quais estão Os Simpsons, Futurama, Os Padrinhos Mágicos e O Laboratório de Dexter. Também participou da gravação do album The Division Bell, do Pink Floyd, fazendo a voz robótica em “Keep Talking”. Mas sua aparição em produções se estendeu, quando sua vida inspiradora ganhou um filme, inspirado em um livro escrito por sua ex-mulher Jane Hawking, chamado A Teoria de Tudo.

Hawking foi e sempre será uma grande inspiração para estudantes da área de exatas. Acredito que todos, como eu, estudantes de física ou astronomia, sempre tiveram o sonho de conhecer o homem de perto e quem sabe trocar uma ou duas palavrinhas. Uma das maiores mentes do século XXI se foi, mas deixou uma marca na ciência que vai durar por longos anos.

Espero logo poder fazer uma boa homenagem a Hawking, quem sabe em vídeo ou com uma matéria mais completa sobre sua vida, carreira e pesquisas.

Compartilhar:

G.A. Oliver

O nerd mais sexy da internet! Blogueiro, músico, estudante de Física "Trabalho na OBA! (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) como planetarista e faço parte do GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro)". Instagram e Twitter: eugaoliver

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta