Transito de Mercúrio | Hoje poderemos ver o planeta passar em frente ao Sol

Nesta segunda-feira, 9, o pequeno planeta de nosso sistema solar transitará entre a Terra e o Sol, podendo ser visto por nós terrestres. Uma pequena bola preta poderá ser vista durante horas, inclusive daqui do Brasil.

É importante lembrar que não se deve olhar diretamente para o Sol, em busca do planeta, principalmente se você uma qualquer tipo de lente para encontrá-lo (como binóculos, luneta, telescópio…), pois você perderá sua visão (ou terá sérios problemas). Você pode utilizar tais instrumentos, desde que certifique-se de que sejam equipados com uma proteção necessária para tal tipo de observação.

O método mais seguro para os interessados é projetar a imagem do sol em algum anteparo claro, como uma folha, por exemplo, após passar por um telescópio ou luneta. No anteparo, poderá ser visto o planeta como um disco sem luz passando em frente ao astro.

Compartilhar:

G.A. Oliver

O nerd mais sexy da internet! Blogueiro, músico, estudante de Física "Trabalho na OBA! (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) como planetarista e faço parte do GFRJ (Grupo de Foguetes do Rio de Janeiro)". Instagram e Twitter: eugaoliver

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta